Covid-19: OMS passa a monitorar nova variante já detectada na Europa e nos EUA
A BA.2.86, chamada de Pirola, tem um grande número de mutações; OMS monitora outras 6 variantes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta 6ª feira (18.ago), que está monitorando uma nova variante da covid-19, a BA.2.86, chamada de Pirola. De acordo com a OMS, a classificação foi necessária pelo "grande número de mutações (mais de 30) do gene Spike que possui".
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
A variante BA.2.86 foi identificada por autoridades sanitárias em diferentes continentes. Já foram encontrados casos em países como Estados Unidos, Reino Unido, Israel e Dinamarca.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou, durante discurso de abertura da reunião de ministros da saúde do G20, grupo com as 20 maiores economias do mundo, que "embora a covid-19 não seja mais uma emergência de saúde global, continua sendo uma ameaça".
Atualmente, a OMS está rastreando três variantes de interesse e sete variantes estão sob monitoramento.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomendou, na 5ª feira (17.ago), que algumas medidas sejam seguidas pelos brasileiros para reduzir o risco de impactos pela provável circulação de uma outra variante do coronavírus: a EG.5.
Entre as recomendações, estão: manter o calendário vacinal para covid-19 atualizado com as doses de reforço recomendadas e "uso de máscaras para população de risco em locais fechados, com baixa ventilação e aglomeração caso haja futuramente aumento de casos de síndrome gripal, circulação e detecção viral no Brasil".
sambafoot Mapa do site