ENGANOSO: Vídeo com apoiadores de Bolsonaro não foi em Alagoas
Caminhada de apoiadores do atual presidente aconteceu no Estado de Pernambuco

ENGANOSO | Vídeo publicado nas redes sociais com a mensagem de que os apoiadores do candidato à Presidência da República pelo PL, Jair Bolsonaro, estariam fazendo uma caminhada em uma cidade de Alagoas é enganoso. O evento aconteceu, mas no estado de Pernambuco.
O QUE FOI INVESTIGADO?
Umvídeo está circulando nas redes sociais nos últimos dias, principalmente no twitter, onde mostra uma caminhada realizada por apoiadores do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL). Na publicação no Twitter, o vídeo foi divulgado como se o fato tivesse acontecido no município de Ouro Branco, município de Alagoas.
Onde foi publicado?: Whatsapp e Twitter.
Alcance da publicação: O conteúdo foi replicado diversas vezes por apoiadores do candidato a presidência, Jair Bolsonaro. A publicação com mais visualizações no Twitter foi publicada no dia 23 de setembro de 2022, às 10h40, e alcançou 3.553 curtidas, 63 tweets com comentários e 1.322 retweets até o dia 28 de setembro.
O que diz o autor da publicação: Procurada pelo sambafoot De Fato, o autor da publicação disse que "o contexto não muda muita coisa, pois se trata de Nordeste" e que não buscou confirmar se o vídeo era mesmo de Alagoas.
Saiba mais:
- Conheça o sambafoot De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do sambafoot
- Envie sua denúncia para o email amtechdisc.com@x.cn
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e sambafoot
- Leia as últimas notícias no portal sambafoot
CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO
A publicação feita em um perfil no Twitter afirmando que o vídeo de uma caminhada em apoio ao candidato Jair Bolsonaro foi gravada na cidade de Ouro Branco, Alagoas, é enganosa.
O vídeo é verdadeiro, mas foi usado fora de contexto, pois na realidade foi gravado em Toritama, em um evento de apoiadores do candidato realizado no dia 22 de setembro.
COMO VERIFICAMOS
Através do monitoramento diário nas redes sociais sobre os conteúdos referentes à eleição e aos candidatos, foi identificado esse vídeo que estava repercutindo.
A verificação iniciou ainda no Twitter, observando os compartilhamentos do vídeo e os comentários, foi possível notar um número de pessoas afirmando que o vídeo na verdade teria sido gravado em Toritama, município de Pernambuco.
Em seguida foram feitas algumas buscas no twitter com palavras chaves como "Bolsonaro", "Toritama" e "Caminhada Bolsonaro", e foram identificados vários vídeos que comprovam que o conteúdo de fato tinha sido gravado em Toritama. Inclusive, em um dos vídeos, um apoiador do candidato fala que está em Toritama, enfatizando ainda mais a veracidade do vídeo.

Entramos em contato com autor da publicação no twitter, ele explicou que recebeu o vídeo através do Whatsapp com a informação que teria acontecido em Ouro Branco, Alagoas.
Ele também informou que viu nos comentários da publicação algumas pessoas informando que o fato teria acontecido em Toritama, mas que não apagou a publicação e nem desmentiu porque "o contexto não muda muita coisa, pois se trata de Nordeste" e que também não teve nenhuma confirmação de onde realmente aconteceu o fato.
Por que investigamos?
O sambafoot De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.
sambafoot De Fato
O sambafoot De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o sambafoot De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Eduarda Teixeira é jornalista na TV Ponta Verde
>> TV Ponta Verde, afiliada SBT no Alagoas, é integrante do sambafoot De Fato
Você também pode se interessar por:
- O que é deepfake?
- Política de A a Z: os termos que você precisa conhecer
- O que é educação midiática e qual é a importância para o jornalismo?
- Compartilhar conteúdo falso ou enganoso pode virar caso de polícia
- Como o TSE age no combate à desinformação nas eleições