Confiança do Comércio fica estável em dezembro, mas termina ano em baixa
Resultado foi influenciado pela desaceleração da demanda no setor

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), ficou estável em dezembro, mantendo-se em 87,2 pontos. A cifra, divulgada nesta 5ª feira (29.dez), representa o menor patamar desde abril, quando o nível ficou em 85,9 pontos.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
"A confiança do comércio encerra 2022 em baixa. Depois de registrar forte queda em novembro, o ICOM estabilizou em dezembro em nível relativamente baixo. A estabilidade no mês ocorreu pela piora na percepção de vendas e uma leve alta nas expectativas, mas que precisa ser relativizada pelo nível baixo que ainda se encontra", avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.
+ Confiança do consumidor avança 2,7 pontos
Apesar do cenário, o Índice de Expectativas (IE-COM) avançou 0,9 ponto, para 86,1 pontos, influenciado pela melhora do indicador que projeta a tendência dos negócios nos próximos seis meses, que subiu 2,8 pontos para 89,8 pontos. No entanto, no horizonte de curto prazo, as vendas previstas não se mostram otimistas, com apenas 68,8 pontos.
sambafoot Mapa do site