Mercado de Carbono: a prova de que a sustentabilidade pode ser lucrativa
O 5º episódio do Foco ESG explica como funciona o sistema que permite às empresas compensarem suas emissões de gases do efeito estufa; assista

Mercado de carbono, um sistema que surgiu para provar que é possível atingir o equilíbrio entre sustentabilidade e lucro. No 5º episódio do Foco ESG, o jornalista Pablo Valler conversa com um dos maiores especialistas deste setor no país, o professor e coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV, Daniel Vargas.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
Ao longo do bate-papo, o convidado destaca que, hoje, já há empresas lucrando com a mitigação de gases do efeito estufa, mas pondera que ainda falta uma adesão mais ampla de setores da economia para que, de fato, o sistema comece a impactar positivamente o meio ambiente.
"Como nós podemos e devemos repensar a economia da forma como ela se organiza, para que o meio ambiente deixe de ser um elemento externo e irrelevante, e passe a ser considerado pelas empresas e pelos países no desenvolvimento de seus projetos?", questiona Vargas.
Para explicar o funcionamento do mercado de carbono e a participação de empresas brasileiras no setor, Pablo Valler recebe ainda Felipe Bittencourt, que é CEO da Way Carbon, uma das primeiras certificadoras do país.
O empresário defende que cabe ao setor produtivo reverter os danos ambientais por ele provocados. "Cada vez mais, a consciência das empresas que elas têm que, sim, se responsabilizar pelas suas externalidades negativas, ou seja, pelas suas emissões de gases de efeito estufa", observa Bittencourt.
OFoco ESG vai ao ar toda 4ª feira, às 11h da manhã, no canal do sambafootdo Youtube, na plataforma SBT Vídeos e nos aplicativos de áudio - Deezer e Spotify. Assista agora ao 5º episódio:

Leia também:
+ Fator E: como o Meio Ambiente influencia o conceito ESG?
+ Fator S: como acelerar um negócio com impacto positivo na sociedade?
sambafoot Mapa do site