Confiança do empresário industrial cresce na maioria dos setores
Índice de Confiança divulgado pela CNI mostra que 21 das 29 áreas de atuação tiveram aumento no mês de julho

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta 2ª (24.jul), revela que a confiança do industrial avançou em 21 de 29 setores pesquisados. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) relativo a julho é o melhor resultado mensal da confiança desde novembro do ano passado.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
A pesquisa ouviu empresas de todos os portes e em todas as regiões do país.
Régua
Dois setores apresentaram alta significativa no nível de confiança: No Farmoquímicos e farmacêuticos, o ICEI passou de 54,9 para 61,7 e Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos subiu de 46 para 50,1. O indicador varia de 0 a 100, valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário. Quatro setores saíram de um estado de falta de confiança para confiança:
- Informática
- Calçados e suas partes
- Produtos químicos
- Vestuário e acessórios.
Apenas metalurgia fez transição contrária, da confiança para a falta de confiança.
"Quando observamos a composição do índice de confiança, o entendimento que as condições atuais da economia estão desfavoráveis é unânime entre as regiões, entre os diferentes portes industriais e é fortemente disseminado entre os setores. O fator que tem atuado como contrapeso são as expectativas para os próximos seis meses, em particular o componente de expectativa relativo às empresas, em que o otimismo abrange todos os portes, todas as regiões e praticamente quase todos os setores", explica a economista da CNI, Larissa Nocko.
Os setores menos confiantes da economia são Madeira, Produtos de Borracha, Móveis e Produtos de minerais não-metálicos. Em comum eles têm o ICEI abaixo dos 50 pontos.
Apenas a região sul do país registra confiança abaixo da média dos 50 pontos. É o Sul, onde o indicador aponta 48,8 pontos. No indicador mensal, o ICEI subiu em quase todas as regiões. A exceção é o Norte, onde o índice caiu 0,4 ponto. Ainda assim, o medidor geral permanece em 53 pontos.
Leia também
sambafoot Mapa do site