Japão retira suspensão de exportação de frango e derivados do Espírito Santo
Compras haviam sido suspensas após estado registrar caso de gripe aviária; retomada pode levar 28 dias

O governo do Japão decidiu, na 5ª feira (10.ago), retomar a exportação de frango produzido no Espírito Santo. As compras haviam sido suspensas em junho, quando o Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro confirmou o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma fazenda no município da Serra, em Vitória.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
A retomada partiu de conversas entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e autoridades japonesas em julho. Na data, o ministro brasileiro alegou que a notificação de infecção de aves domésticas não altera o status de país livre de gripe aviária, o que garante a segurança do comércio internacional de produtos avícolas.
Em um novo acordo ficou ajustado que as restrições de exportação dos produtos cárneos de frango e ovos ficam limitadas apenas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária e não mais o estado todo. O protocolo japonês, no entanto, pede 28 dias para analisar o cenário, o que ainda deixa as compras de Santa Catarina com suspensão temporária.
Além do foco de gripe aviária registrado em aves domésticas, o Brasil já conta com mais de 50 focos da doença em aves silvestres, sendo nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em maio, o governo federal decretou estado de emergência zoossanitária para aumentar os esforços contra o vírus.
+ Isenção para compras de até US$ 50 continua, diz Ministério da Fazenda
"O Brasil segue sendo um dos únicos do mundo a manter o status de livre da IAAP em granjas comerciais, conforme o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Além disso, é importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos", afirmou o Ministério da Agricultura e Pecuária.
sambafoot Mapa do site