Candidatos ao governo de Pernambuco debatem políticas públicas
Marília Arraes (Solidariedade) e Anderson Ferreira (PL) não compareceram; veja a íntegra

A TV Jornal, afiliada do SBT, promoveu, na manhã desta 5ª feira (29.set), o último debate entre os sete candidatos ao governo de Pernambuco, cujos partidos têm representação mínima no Congresso Nacional.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
Compareceram ao encontro os candidatos Miguel Coelho (União Brasil), Raquel Lyra (PSDB), Danilo Cabral (PSB), João Arnaldo (PSOL) e Pastor Wellington (PTB). A candidata Marília Arraes (Solidariedade), que lidera as pesquisas de intenção de voto, não compareceu, assim como o candidato Anderson Ferreira, do PL.
O debate foi dividido em três blocos: no primeiro momento, os candidatos se apresentaram e fizeram perguntas de temas livres entre si. Na segunda parte, os temas foram definidos por sorteio, assim como os candidatos que iriam perguntar aos adversários. Eles poderiam escolher para quem direcionariam a pergunta. O terceiro e último bloco foi reservado para as considerações finais.
Um dos principais temas do primeiro bloco foi transporte. Os candidatos discutiram a infraestrutura do transporte público do estado, sobretudo na região metropolitana de Recife. Raquel Lyra, do PSDB, defendeu a criação de tarifa única para os ônibus da região. "Vamos acabar com essa história de quem mora distante, quem é mais pobre, paga mais", disse.
Em relação à economia, Danilo Cabral, do PSB, afirmou que em seu eventual governo, criará formas de ajudar o pernambucano endividado a limpar seu nome. Já João Arnaldo, do PSOL, citou a criação de um "banco popular de pernambuco" que, segundo o candidato, garantirá crédito desburocratizado para quem quer empreender.
No tema educação, Miguel Coelho, do União Brasil, prometeu abrir 44 mil novas vagas em creches por meio da lei do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias), se eleito. Pastor Wellington, do PTB, fez críticas ao valor do imposto cobrado em Pernambuco e defendeu o turismo como forma de movimentar a economia do estado.
Biografias e passados políticos dos adversários também foram explorados pelos candidatos. A transmissão feita pela TV Jornal precisou ser interrompida por alguns minutos devido a um pequeno mal-estar da apresentadora Anne Barretto. A jornalista foi encaminhada a uma unidade de sáude para receber os cuidados necessários.
Assista à íntegra do debate:

Intenções de voto
Segundo pesquisa Ipec de intenção de voto para o governo de Pernambuco, divulgada na última 3ª feira (27.set), a deputada Marília Arraes (Solidariedade) segue na liderança da corrida eleitoral com 34% das intenções de voto. Em seguida, aparece Raquel Lyra (PSDB), com 15%; Miguel Coelho (União Brasil), com 13%; Danilo Cabral (PSB), 13%; e Anderson Ferreira (PL), com 11%. Brancos e nulos somam 7% e 5% não souberam responder.
sambafoot Mapa do site