Ricardo Galvão é anunciado como novo presidente do CNPq
Galvão foi demitido do posto de diretor do Inpe em 2019, após reagir a críticas de Jair Bolsonaro

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação confirmou que o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Ricardo Galvão é o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele substitui do Vilela no posto. Uma cerimônia para formalizar o anúncio será realizada às 15h, nesta 3ª feira (17.jan), no auditório do CNPq, em Brasília.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participará do evento. Galvão nasceu em 21 de dezembro de 1947, em Itajubá, em Minas Gerais. É graduado em engenharia de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestre em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1972) e doutor em física de plasmas aplicada pelo MIT (1976).
Além disso, é cientista, apicultor, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ele foi demitido do cargo de diretor do Inpe em 2019, após reagir a críticas do então presidente Jair Bolsonaro (PL), que disse que o órgão estaria atuando a serviço de alguma ONG.
Integra a Rede Sustentabilidade. Em 2022, concorreu a deputado federal por São Paulo, mas não foi eleito, tendo recebido 40.365 votos. Ainda no ano passado, integrou o Grupo Técnico (GT) de Ciência, Tecnologia e Inovação do gabinete de transição governamental. Ele foi demitido do cargo de diretor do Inpe em 2019, após reagir a críticas do então presidente Jair Bolsonaro (PL), que disse que o órgão estaria atuando a serviço de alguma ONG.
CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, de acordo com o Governo Federal, "é a principal agência de estímulo à pesquisa científica e de formação de pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com mais de 80 mil bolsistas em universidades e institutos do país e no exterior".
Veja também:
sambafoot Mapa do site