Embaixada pede que brasileiros que querem sair da Ucrânia esperem em abrigos
Há registro de tumultos e longas filas em postos de fronteiras; tempo de espera chega a 70 horas

A Embaixada brasileira em Kiev pediu que os brasileiros que desejam deixar a Ucrânia procurem abrigos temporários próximos às fronteiras. A recomendação leva em conta a superlotação nos postos de fronteiras. Em alguns deles, a espera para deixar o país chega a 70 horas.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
"Tendo em conta a situação ainda extremamente difícil nos postos de fronteira com a Polônia e com outros países vizinhos, a Embaixada recomenda aos cidadãos que queiram deixar a Ucrânia que considerem abrigar-se temporariamente em local próximo enquanto a situação daqueles postos se estabiliza", diz a embaixada em comunicado.
De Kiev, o correspondente do SBTSérgio Utsch informou que o tempo de espera para deixar a Ucrânia pelos postos na fronteira com a Polônia chega a 70 horas. Em alguns locais, há filas de pessoas que chegam a 3 km. A embaixada acrescenta que em algum desses pontos há relatos de "comportamento agressivo, falta de hospedagem e necessidades básicas".
Por fim, a representação brasileira afirma que, assim como o restante da capital ucraniana, está sob toque de recolher até 2ª feira (28.fev), mas que "está fazendo todos os esforços possíveis para contatar as autoridades ucranianas sobre o assunto, mas os contatos estão difíceis no quadro de conflito", e disponibilizou telefones para contato de quem esteja em necessidade.
Telefones de centro de ajuda a deslocados em Lviv (não há garantia de atendimento em inglês):
- 0962328193 - caso queira prestar alguma assistência ao centro;
- 0684147963 - para quem precisa de asilo, moradia ou assistência humanitária;
- 0971821860 - para quem precisa de asilo, moradia ou assistência humanitária;
- 0973474459 - para quem precisa de asilo;
- 0636633371 - para resolver problemas de transporte