UE classifica bloqueio russo a exportações ucranianas como crime de guerra
Escassez de grãos como milho e trigo podem resultar em uma crise alimentar global

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, afirmou, nesta 2ª feira (20.jun), que a Rússia está cometendo um "verdadeiro crime de guerra" ao bloquear as exportações de cereais e grãos da Ucrânia. Segundo ele, a ação representa um perigo para a estabilidade alimentar no mundo.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
"Não se pode imaginar que milhões de toneladas de trigo permaneçam bloqueadas na Ucrânia enquanto no resto do mundo as pessoas sofrem fome. Isto é um verdadeiro crime de guerra", disse Borrell, antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da UE em Luxemburgo.
O diplomata ressaltou ainda que as sanções europeias impostas à Rússia devido à ofensiva na Ucrânia não têm como alvos produtos agrícolas e fertilizantes. "É possível vender, comprar, exportar", frisou Borrell, uma vez que Moscou acusa as restrições como causa do bloqueio de exportações.
+ "Não esqueçamos do martirizado povo ucraniano", diz papa Francisco
+ Otan: guerra da Rússia na Ucrânia pode durar anos
No início do mês, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que a Organização das Nações Unidas (ONU) excluísse a Rússia do Programa de Alimentação e Agricultura (FAO) por provocar uma crise alimentar mundial. Ele calcula que o bloqueio de cereais importantes, como trigo e milho, atinja até um bilhão de pessoas.
sambafoot Mapa do site