Zelensky pressiona líderes europeus por armas e adesão da Ucrânia à UE
Presidente ucraniano discursou nesta 5ª feira (9.fev) no Parlamento Europeu

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a pedir por mais armamentos em discurso ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, nesta 5ª feira (9.fev). Parte de uma viagem surpresa de dois dias que também incluiu visitas ao Reino Unido e França. A Bélgica foi a última parada do líder ucraniano antes de retornar a Kiev.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
Ovacionado por legisladores do bloco, o líder reforçou o pedido feito há poucos dias, quando diplomatas da Comissão Europeia se reuniram com ele em Kiev. Na ocasião, Zelensky revelou o temor da Rússia lançar uma ofensiva ainda mais agressiva em fevereiro, mês em que a guerra completa um ano, e solicitou aviões caças dos aliados.
Em seu discurso, o presidente ucraniano também acusou a Rússia de tentar destruir o modo de vida europeu e afirmou que a Europa só poderá alcançar a paz duradoura quando a Ucrânia vencer a guerra e se tornar integrante da União Europeia e Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
A rara visita terminou com Zelensky erguendo uma bandeira da União Europeia enquanto o hino nacional ucraniano e o hino europeu "Ode to Joy" tocavam sucessivamente.
sambafoot Mapa do site