Após seis dias, papa cumpre últimos compromissos no Canadá
Francisco segue se encontrando com indígenas para se desculpar por abusos entre 1912 e 1970

Após seis dias de peregrinação, o papa Francisco cumpre os últimos compromissos no território canadense. Na manhã desta 6ª feira (29.jul), o pontífice deve se encontrar com membros da Companhia de Jesus presentes no país e, posteriormente, com uma delegação de indígenas de Quebec.
+ Leia as últimas notícias no portal sambafoot
Um pouco mais tarde, Francisco embarca em um voo de 3 horas até a cidade de Iqalui, onde se reunirá com parentes e ex-alunos dos internatos católicos. Na ocasião, o pontífice deve ouvir os relatos dos indígenas, que foram vítimas de abusos físicos e psicológicos durante a atuação das instituições de ensino - entre 1912 e 1970.
Os locais tinham como objetivo remover as crianças da influência cultural das comunidades indígenas e assimilá-las à nova cultura ocidental. As crianças, muitas vezes punidas severamente, eram proibidas de falar a língua de nascimento e seguir a fé religiosa. Estima-se que mais de 3 mil alunos morreram durante o período.
+ Canadá diz que desculpas de papa aos indígenas não são suficientes
+ "Algo necessário", dizem indígenas sobre desculpas de papa no Canadá
"Foram dias de memória, de encontros, de pedidos de perdão misturados com a vergonha, como disse várias vezes Francisco. Sementes lançadas pelo papa, esperando que o futuro dê frutos de perdão, misericórdia e reconciliação", disse o Vaticano, informando que o pontífice deve voltar à Roma na manhã de sábado (30.jul).
sambafoot Mapa do site